JISPAM - Regulamento


Informações e atualizações diárias - acesse blog sepamesportes.blogspot.com


Período de realização – Depois das provas bimestrais, sempre entre 10h10 e 12h00.


Finalidade – O Jispam é uma competição esportiva interna, destinada aos alunos do Colégio Sepam. Ele será desenvolvido em duas etapas, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. A entrega de medalhas será feita somente após as competições do mês de novembro (última etapa), sendo que, os campeões e medalhistas serão conhecidos pela somatória dos resultados obtidos entre o primeiro e o segundo semestre.



Critérios de desempate para definição dos medalhistas –

1) Melhor classificação. Se uma equipe for campeã nas duas etapas receberá a medalha de ouro. Se houver uma equipe campeã em cada uma das etapas, o título será definido pelo segundo melhor resultado de cada uma das equipes.

2) Se persistir o empate a colocação será definida pelo confronto direto que aconteceu na modalidade.

3) Se persistir o empate a colocação será definida pelo saldo de pontos obtidos na determinada modalidade, no confronto direto entre as duas equipes.

4) Sorteio.



Participação – Os jogos são divididos por turmas, a saber:  5ª. e 6ª. séries – Grupo III; 7ª. e 8. Séries – Grupo IV; e Ensino Médio – Grupo V.



Modalidades ofertadas – Basquete, Handebol, Futsal, Vôlei, Queimada, Tênis de Mesa, Xadrez,  Atletismo in door, Torneio de arremessos, Mini-futsal e Torneio de saque livre. É obrigatória a participação da turma em todas as modalidades.



Número mínimo de alunos nas modalidades coletivas e individuais

Basquete – 05 (cinco) alunos para iniciar a partida + 04 (quatro) alunos para entrar no quinto minuto de jogo.

Vôlei – 06 (seis) alunos para iniciar a partida + 04 (quatro) para entrarem no quinto minuto de jogo.

Torneio de Arremessos – 15 (quinze) alunos para cada equipe.

Queimada – 12 (doze) alunos para iniciar a partida.

Handebol – 07 (sete) alunos para iniciar a partida + 04 (quatro) alunos para entrar no quinto minuto.

Futsal – 05 (cinco) alunos para iniciar a partida + 04 (quatro) alunos para entrar no quinto minuto.

Tênis de Mesa – 03 (três) alunos por turma, sem reserva. A disputa será por equipe.A equipe pode ser modificada de uma turma para a outra.

Atletismo – Livre para o Arremesso de Medicine Ball (10 alunos) e Salto Estático (10 alunos). Atletismo – Cross Contry in door – 10 (dez) por equipe para uma prova de revezamento, onde cada um dos 10 alunos irá cumprir duas voltas no trajeto, totalizando 300m de corrida para cada aluno.

Saque Livre – 10 (dez) alunos por turma.

Mini-Futsal -  04 (quatro) alunos para iniciar a partida + (04) alunos para entrar no quinto minuto de jogo.

Xadrez – 05 (cinco) alunos por turma, sem reservas. A equipe pode ser modificada de uma partida para a outra.



Características de cada modalidade



Atletismo – A modalidade de atletismo terá três provas: Cross Contry revezamento 10x300m – percurso de resitência envolvendo a quadra coberta e o ginásio de esportes. Serão necessários 10 (dez) alunos por turma, sendo que cada aluno percorrerá duas voltas no percurso (total 300m). Haverá um local para a troca de alunos, e a competição será disputa por grupo. Lançamento da Medicine Ball – vence o aluno que lançar a bola de 2 Kg a uma distância maior; e Salto Horizontal – vence o aluno que saltar a maior distância, partindo da posição estática. Em qualquer uma das provas o número de alunos deve ser de 10 (dez).



Torneio de arremessos – As turmas deverão ter o número de 15 alunos para cada jogo, sendo que os mesmos podem ser substituídos de uma partida para outra. Cada turma recebe uma bola de basquete. De um ponto pré-determinado o aluno deve arremessar, buscar sua bola e entregar ao colega que estiver na frente da fila, entrando em seguida no final de mesma. Serão 05 (cinco) minutos de jogo, e vence a equipe que fizer mais pontos.



Torneio de saque – Haverá seis quadrados no lado oposto da quadra em que o aluno estiver sacando. Em cada um dos quadrados haverá uma pontuação correspondente. O aluno terá 30 segundos para dar oito saques (não vale lançar a bola). Caso ele não consiga sacar as oito bolas valerá o número de vezes que sacou e a soma de pontos que obteve. Vence a equipe que obtiver o maior número de pontos, na somatória de toda a turma (10 alunos).



Tênis de mesa – A modalidade será disputada por equipes, ou seja, um time jogando contra o outro. Os confrontos serão definidos por sorteio, e para os grupos III e IV será adotado o sistema de cruzamento olímpico, havendo decisão de terceiro e quarto lugar. Para o Ensino Médio o sistema de disputa será o de eliminatória simples. Serão 03 (três) jogadores titulares e dois reservas.



Xadrez - A modalidade será disputada por equipes, ou seja, um time jogando contra o outro. Os confrontos serão definidos por sorteio, e para os grupos III e IV será adotado o sistema de cruzamento olímpico, havendo decisão de terceiro e quarto lugar. Para o Ensino Médio o sistema de disputa será o de eliminatória simples. Os 05 (cinco) jogadores atuarão em cada jogo. Cada jogo terá duração de 10 minutos.



Modalidades coletivas (basquete, vôlei, queimada, handebol, futsal e mini-futsal) – Todas elas deverão ter duração de 10 (dez) minutos. Sempre no Quinto minuto deverá acontecer a substituição de alunos, conforme descrito acima. Os confrontos serão definidos por sorteio, sabendo que, para os grupos III e IV será no sistema de cruzamento olímpico, com decisão de 3º e 4º lugares. Para o Ensino Médio o sistema de disputa será o de eliminatória simples.



Torcidas organizadas – Em cada dia de competição haverá dois professores avaliando o comportamento das torcidas organizadas. Ela pode conter uniforme ou não, mas os critérios principais de avaliação são: criatividade, postura adequada em relação as equipes adversárias e alegria durante os jogos das suas equipes. A somatória de pontos define o campeão geral no final da última etapa, e as equipes terão somados a classificação geral pontos equivalentes a uma modalidade coletiva.



Substituições – Devem ser feitas sempre no quinto minuto de jogo para as modalidades coletivas. A equipe poderá mudar de atletas de uma partida para a outra.



Premiação – Medalhas aos campeões e vice-campeões das modalidades coletivas e individuais.



Sistema de disputa – Nos grupos III e IV haverá sorteio para as equipes fazerem os jogos que definirão quem são os finalistas. Haverá disputa em quadra de terceiro e quarto lugares. Para o Ensino Médio haverá decisão do primeiro e segundo lugar. As demais colocações serão definidas conforme a turma que conquistar o título (o campeão puxa o terceiro lugar, e assim sucessivamente).



W x O – A perda de jogo por não comparecimento, além de eliminar a turma da referida modalidade, tira da equipe a pontuação para a classificação geral da competição.



Uniformes de jogo – Se a equipe for confeccionar uniforme, deverá estar atenta aos seguintes detalhes:

- O mesmo não pode conter apelido, somente o nome ou sobrenome.

- As camisetas devem conter a logo marca do Jispam, a lomarca do Colégio Sepam e número nas costas. Nome do aluno, mascote e série são opcionais.

- Caso o uniforme seja feito nas cores do colégio poderá ser utilizado para vir às aulas durante o ano letivo.

- Caso a turma adote um mascote o desenho do mesmo deverá ser aprovado pela coordenação do colégio (levar o lay out do desenho para o professor Jacob).

- Para poder jogar os alunos deverã estar usando camisetas absolutamente iguais, sendo permitido ao mesmo usar calção, calça do agasalho do colégio, bermuda e calça lag. Se a equipe colocar nome ou sobrenome na camiseta somente o aluno correspondente poderá utilizá-la nos jogos.



Pontuação nas modalidades coletivas

1º. lugar
2º. lugar
3º. lugar
4º. lugar
5º. Lugar
6º. Lugar
20
17
14
12
10
08



Sessão técnica – Ficam convocados os representantes das equipes para o Congresso Técnico, onde serão sorteados os confrontos das turmas, e fornecidas informações sobre o evento. O mesmo será realizado 10 de abril (terça-feira), às 13h30, na sala de esportes do Colégio Sepam.

Campeão Geral

Os campeões gerais de cada um dos grupos serão contemplados com um churrasco no final do ano.